Para nossas leitoras que estão iniciando seus trabalhos no
ramo da moda, seja qual for a atividade que será exercida sempre deverão estar
atentas ao mercado em que irão entrar. Definir o ramo em que irá trabalhar, o
público alvo, as condições do ambiente em que seu negócio está, enfim. Essas
são algumas das várias decisões que precisarão tomar para que sua empresa se
garante em um mercado tão competitivo quanto esse, da moda.
Entre os vários problemas que estão por vir, além de
definir o seu público alvo, a empreendedora também precisará oferecer a ele
algum tipo de vantagem, vantagem essa que precisa ir muito além de apenas boa
qualidade em seus produtos ou um bom atendimento de seus funcionários apenas. O
que mais cativa um cliente e atraí novos a conhecer o seu produto oferecido é o
preço em que ele está a venda, este é um fator determinante para chamar a sua
atenção.
A formação de preço para produtos é um processo que vai
além da simples teoria de acumular custos e acrescentar uma margem de lucro.
Por mais simples que seja, é sempre bom tomar cuidado para que nenhum custo
passe despercebido, este gasto se não incorporado pode fazer com que a receita
tenha uma queda considerável.
Existem alguns princípios que regem a conduta da formação
de preço para produtos, eles visam mostrar as consequências de uma boa margem
de preço, tanto a curto quanto a médio e longo prazo.
Distribuição dos custos entre os produtos: em linguagem
técnica de administração, a distribuição dos custos é dada de uma forma em que
se faça um rateio entre todos os custos indiretos, aqueles que não afetam
diretamente na produção do produto. Embora uma tarefa difícil, definir onde
estão sendo empregados esses custos faz com que dissolvê-los aumente a margem
de lucro.
Volume comprado: Aqui é necessário separar o valor dos
custos de cada peça do valor total comprado, definir quanto custa cada uma,
especifica. É importante também saber o tempo em que a peça está no seu
estoque, para considerar as valorizações ou desvalorizações de uma determinada
marca, ou modelo, enfim.
Tributos: Os impostos são fatores importantes para a
formação de preço dos produtos. Cada empresa possui a sua forma de tributação,
com isso se deve saber quais os impostos que estão influenciando diretamente
sobre os custos dos produtos. Porem este é talvez um dos cálculos mais
complexos a se fazer, pois até mesmo a venda poderá influenciar no valor destes
tributos.
Tratamento dos custos: Em algumas mercadorias os custos
podem ser padronizados, como exemplo um determinado modelo de um fornecedor,
pode-se saber quanto pagará por aquela peça e todos os custos que nela incidem.
Após essa padronização poderá ser projetado quanto custará trabalhar com um
determinado fornecedor, e assim pré-estabelecer uma certa margem de preço.
Custos por oportunidade: são aqueles valores que em que de
alguma forma poderá se ter uma facilidade maior de reduzi-los sem interferir na
qualidade dos produtos oferecidos, por exemplo, o valor pago de pró-labore dos
sócios, é aconselhável que seja pago a eles um valor baixo para redução de
impostos inclusive, porém, o real trabalho que eles possuem dentro da empresa
não são justificados pelo quanto ganham.
Podemos concluir com base nestes princípios que o processo
de formaçãode preço para produtos é algo complexo e em
muitas vezes detalhado, feito unidade por unidade, sendo assim extremamente
desafiador para as pessoas iniciantes no comércio. Em inúmeros casos as
consequências das decisões errôneas na formação do preço
não são sentidas de imediato, mas tanto cedo quanto tarde elas aparecerão e
conforme mais se passa o tempo, mais irreversíveis se tornam.
Vai que você vira um Herchcovitch da vida?
Foto: Blog elo

0 comentários
Obrigada por sua opinião,é essa troca que torna o blog cada dia melhor..=)
Deixe seu link, junto com sua mensagem para que eu possa conhecer seu blog =D.
E para quem não tem respondo por aqui,ok?
BJS, Luzi.
P.S.:Os comentários são moderados.