alice disse

Como usar as mídias sociais online e offline?

23:49

Saber aproveitar o sucesso das redes sociais para a loja física e vice-versa. Que tal? No post de hoje mostro exemplos de empresas que aproveitam as potencialidades das redes sociais nos negócios.

É muito comum as marcas terem redes sociais hoje. Mas já parou para pensar que poucas utilizam o espaço físico para divulgação essas mídias?

Antes, de tudo é preciso imaginar qual o objetivo do seu negócio. Seja ele que tamanho for. 

Qual seu objetivo?
Aumentar as vendas;
Divulgar a marca;
Fortalecer a imagem;
Ter um contato online;

É necessário saber o objetivo das mídias sociais por alguns motivos. O principal é não desperdiçar tempo que podia dedicar ao negócio nas mídias sociais ou ainda criá-lo e deixá-lo estagnado.
Definido o objetivo, inspire-se em ações nas mídias sociais que dão super certo!

O restaurante Paris 6 usa a mídias sociais muito bem! E tem muito a nos ensinar. A decor do restaurante já é o máximo e super aconchegante, as opções do cardápio recebem os nomes de clientes famosos, são pratos preferidos ou sugestões, e essa estratégia já é super legal.
Mas a marca é incansável e sempre lança promoções especialmente para seus seguidores, não à toa tem quase 215 mil seguidores no facebook. O twitter tem uma informalidade ao ser atualizada pelo dono Isaac Azar, o que já gera aproximação com a marca. Um exemplo de ação que facilmente pode ser adotada é a que aproveitei ao visitar o restaurante. Na ocasião, novos seguidores do twitter ganhavam uma sobremesa. Também obtive 10% de desconto na escolha do meu prato. Consumidor adora um desconto, né? hehe 
Uma outra forma de atração do público são as mídias sociais como divulgador cultural.

Mas para a ação dar certo, alguns cuidados devem ser tomados. 
O investimento neste caso, vale a pena porque a marca realmente tem presença forte nas redes a atualizando diariamente;
*Os funcionários estão bem informados sobre as promoções e sabem da sua importância;
*O cardápio tem a opção de forma clara ao cliente;
*O básico tem que funcionar, ou seja, o atendimento, comida, local devem ser impecáveis e as mídias sociais serem o algo a mais. Do contrário, é melhor evitar as mídias até ter um feedback positivo antes. 
*Encontre uma "causa" para sua marca, não precisa o tempo todo falar de algo apenas referente a produtos. Por exemplo, marcas de roupas femininas pode usar as mídias para falar sobre maquiagem, dar dicas de looks.


Já contei a história da marca Alice disse aqui no blog. Inspirada em Alice no país das maravilhas de Lewis Carroll a marca tem um universo criativo, lúdico e estampas fofas. Assim como a Paris 6, o twitter da @alicedisse é atualizado pela criadora Mirna Ferraz. A marca se destaca por apesar de ser regional (a loja fica localizada no Rio) fazer sucesso nacional, tanto que abriram uma loja virtual depois do sucesso nessas mídias. A marca faz parceria com blogueiras de moda para potencializar a visualização dos produtos.



A Farm é referência no segmento de moda por usar mídias digitais. Em entrevista ao Blogazine, o responsável pelo setor de marketing contou que já na época do Orkut percebeu que a marca tinha vocação para ter audiência. Era a maior comunidade de moda no Brasil! Assim, o estilo da marca perpetuada por meio da informação se tornou um de seus pilares. Como se fosse o diário da menina que consome seus produtos. A Farm não desfila e investe essa verba para falar diretamente com suas clientes. As mídias sociais escolhidas são as que tem relevância para o público. A importância é tanta que há um setor , exclusivamente, voltado para o site e mídias.
[Atualmente, a Farm tem mais de 1 milhão e setecentos fãs no Facebook e 226K no Instagram]

Pensando fora da caixa

Foursquare > A grife inglesa de sapatos JIMMY CHOO usou o Foursquare para promover uma linha de tênis com uma caçada ao produto em Londres. O aplicativo indicava onde o calçado estaria: quem o encontrasse ganharia o par. As dicas eram passadas pelo twitter e facebook da marca.

Criação de personagens virtuais > O Magazine Luiza criou a 'Lu' para comerciais e propagandas online. Em 2009, o gerente de mídias sociais assumiu um personagem para estreitar o contato com o público. Esta é uma possíbilidade como os exemplos acima, de gerar uma proximidade através do dono da marca.

Sinalização > Uma outra ação é utilizar no espaço físico, sinalizações ou plaquinhas que informem sobre algo da página. Um exemplo, é utilizar o produto mais curtido nas mídias sociais e evidenciá-lo. Assim, há uma divulgação das mídias e interesse do público naquele mais curtido/compartilhado/amado (♥). ;)
Recentemente, na feira do empreendedor, conheci uma nova tecnologia que permite uma interação do usuário com o ambiente físico. Trata-se de um cabide que mostra quantas curtidas o produto teve nas redes sociais. Pesquisando rapidamente, vi que a C&A já usou a tecnologia. Você pode ver seu uso clicando aqui.
Mas se não tem dinheiro para investir, uma impressão resolve não é? :)


+++ ações e dicas:

Responda rapidamente o seu público - Isso também fará com que caso haja comentários negativos, você possa  agir de imediato e gerenciar a crise;
Comentários negativos - Responda publicamente de modo educado sendo solicito para resolução do problema. Chame a pessoa inbox, para conversar e solucione-o de modo prioritário.
Informações - Certifique-se de adicionar um conjunto muito detalhado de informações, como seu endereço comercial, telefone, serviços, horário de funcionamento, site e outra mídias, se houver. Seja o mais abrangente possível. Coloque esta informação de forma exposta na sua loja/ateliê também e inclui os contatos online.
Gramática - Atenção a erros de Português! Uma vez é perdoável mas sempre? não mesmo!
Opiniões - Cuidado ao se posicionar sobre assuntos polêmicos e com quem escolhe para administrar a página. Toda semana, ficamos sabendo de grandes confusões com mídias sociais na maioria das vezes e não há um profissional especializado em mídias.

Espero que curtam o post. ;)

Consulta: Blogazine e PEGN

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