Saber aproveitar o sucesso das redes sociais para a loja física e
vice-versa. Que tal? No post de hoje mostro exemplos de empresas que aproveitam
as potencialidades das redes sociais nos negócios.
É muito comum as marcas terem redes sociais hoje. Mas já parou para
pensar que poucas utilizam o espaço físico para divulgação essas mídias?
Antes, de tudo é preciso imaginar qual o objetivo do seu negócio. Seja
ele que tamanho for.
Qual seu objetivo?
Aumentar as vendas;
Divulgar a marca;
Fortalecer a imagem;
Ter um contato online;
É necessário saber o objetivo das mídias sociais por alguns motivos. O
principal é não desperdiçar tempo que podia dedicar ao negócio nas mídias
sociais ou ainda criá-lo e deixá-lo estagnado.
Definido o objetivo, inspire-se em ações nas mídias sociais que dão
super certo!
O restaurante Paris 6 usa a mídias sociais muito bem! E tem
muito a nos ensinar. A decor do restaurante já é o máximo e super aconchegante,
as opções do cardápio recebem os nomes de clientes famosos, são pratos
preferidos ou sugestões, e essa estratégia já é super legal.
Mas a marca é incansável e sempre lança promoções especialmente para
seus seguidores, não à toa tem quase 215 mil seguidores no facebook. O twitter tem uma informalidade ao ser
atualizada pelo dono Isaac Azar, o que já gera aproximação com a marca. Um
exemplo de ação que facilmente pode ser adotada é a que aproveitei ao visitar o
restaurante. Na ocasião, novos seguidores do twitter ganhavam uma sobremesa.
Também obtive 10% de desconto na escolha do meu prato. Consumidor adora um
desconto, né? hehe
Uma outra forma de atração do público são as mídias sociais como
divulgador cultural.
Mas para a ação dar certo, alguns cuidados devem ser tomados.
O investimento neste caso, vale a pena porque a marca realmente tem
presença forte nas redes a atualizando diariamente;
*Os funcionários estão bem informados sobre as promoções e sabem da sua
importância;
*O cardápio tem a opção de forma clara ao cliente;
*O básico tem que funcionar, ou seja, o atendimento, comida, local devem
ser impecáveis e as mídias sociais serem o algo a mais. Do contrário, é melhor
evitar as mídias até ter um feedback positivo antes.
*Encontre uma "causa" para sua marca, não precisa o tempo todo
falar de algo apenas referente a produtos. Por exemplo, marcas de roupas
femininas pode usar as mídias para falar sobre maquiagem, dar dicas de looks.
Já contei a história da marca Alice disse aqui no blog. Inspirada em Alice no país das maravilhas de Lewis Carroll a marca tem um universo
criativo, lúdico e estampas fofas. Assim como a Paris 6, o twitter da
@alicedisse é atualizado pela criadora Mirna Ferraz. A marca se destaca por
apesar de ser regional (a loja fica localizada no Rio) fazer sucesso nacional,
tanto que abriram uma loja virtual depois do sucesso nessas mídias. A marca faz
parceria com blogueiras de moda para potencializar a visualização dos produtos.
A Farm é referência no segmento de moda por usar mídias digitais. Em
entrevista ao Blogazine, o responsável pelo setor de marketing contou que já na época do Orkut
percebeu que a marca tinha vocação para ter audiência. Era a maior comunidade
de moda no Brasil! Assim, o estilo da marca perpetuada por meio da informação se
tornou um de seus pilares. Como se fosse o diário da menina que consome seus
produtos. A Farm não desfila e investe essa verba para falar diretamente com
suas clientes. As mídias sociais escolhidas são
as que tem relevância para o público. A importância é tanta que há um setor , exclusivamente, voltado para o site e mídias.
[Atualmente, a Farm tem mais de 1 milhão e setecentos fãs no Facebook e 226K no Instagram]
Pensando fora da caixa
Foursquare > A
grife inglesa de sapatos JIMMY CHOO usou o Foursquare para promover uma linha
de tênis com uma caçada ao produto em Londres. O aplicativo indicava onde o
calçado estaria: quem o encontrasse ganharia o par. As dicas eram passadas pelo twitter e facebook da marca.
Criação de personagens virtuais > O Magazine Luiza criou a 'Lu' para comerciais e propagandas online. Em 2009, o gerente de mídias sociais assumiu um personagem para estreitar o contato com o público. Esta é uma possíbilidade como os exemplos acima, de gerar uma proximidade através do dono da marca.
Sinalização > Uma outra ação é utilizar no espaço físico, sinalizações ou plaquinhas que informem sobre algo da página. Um exemplo, é utilizar o produto mais curtido nas mídias sociais e evidenciá-lo. Assim, há uma divulgação das mídias e interesse do público naquele mais curtido/compartilhado/amado (♥). ;)
Recentemente, na feira do empreendedor, conheci uma nova tecnologia que permite uma interação do usuário com o ambiente físico. Trata-se de um cabide que mostra quantas curtidas o produto teve nas redes sociais. Pesquisando rapidamente, vi que a C&A já usou a tecnologia. Você pode ver seu uso clicando aqui.
Mas se não tem dinheiro para investir, uma impressão resolve não é? :)
+++ ações e dicas:
Responda
rapidamente o seu público - Isso também fará com que caso haja comentários negativos, você possa agir de imediato e gerenciar a crise;
Comentários negativos - Responda publicamente de modo educado sendo solicito
para resolução do problema. Chame a pessoa inbox, para conversar e solucione-o de modo prioritário.
Informações - Certifique-se de adicionar um conjunto muito detalhado de informações, como seu endereço comercial, telefone, serviços, horário de funcionamento, site e outra mídias, se houver. Seja o mais abrangente possível. Coloque esta informação de forma exposta na sua loja/ateliê também e inclui os contatos online.
Gramática - Atenção a erros de Português! Uma vez é perdoável mas sempre? não mesmo!
Opiniões - Cuidado ao se posicionar sobre assuntos polêmicos e com quem escolhe para administrar a página. Toda semana, ficamos sabendo de grandes confusões com mídias sociais na maioria das vezes e não há um profissional especializado em mídias.
Espero que curtam o post. ;)
Consulta: Blogazine e PEGN
0 comentários
Obrigada por sua opinião,é essa troca que torna o blog cada dia melhor..=)
Deixe seu link, junto com sua mensagem para que eu possa conhecer seu blog =D.
E para quem não tem respondo por aqui,ok?
BJS, Luzi.
P.S.:Os comentários são moderados.